Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

terça-feira, 3 de março de 2009

Palavras com P

Palmada: Termo empregado para designar as folhas compostas de diversos folíolos que se abrem em leque a partir de um ponto comum, adquirindo o formato de uma mão espalmada. Ex.: arália

Panícula: Tipo de inflorescência formada por um cacho grande de flores pediceladas (com haste curta); inflorescência composta na qual do eixo principal partem outros eixos secundários que portam flores; um cacho de cachos.

Parasita: Planta que se nutre da seiva de outra.

Pecíolo: Haste de ligação entre o limbo da folha e o ponto em que ela se insere no caule ou no ramo; cabo da folha.

Pedicelo: Haste de sustentação da flor.

Pedúnculo: Haste que sustenta uma inflorescência.

Peltada: Que tem o pecíolo inserido fora da margem da folha.

Perene: Que preserva por mais de dois anos a forma adulta. O mesmo que vivaz. Diz-se da planta que pode viver por tempo indefinido. As perenes podem ser herbáceas ou lenhosas. (Veja também anual e bienal ou bianual).

Pérgula: Estrutura de jardim formada por duas filas paralelas de colunas que suportam as traves transversais e que serve de apoio a plantas trepadeiras.

Pétala: Geralmente a parte mais vistosa da flor. As pétala protegem o miolo da flor e, quando coloridas, servem para atrair insetos polinizadores para os estames e pistilos. Uma flor pode apresentar poucas pétalas (como as flores de diversas trapoerabas, com apenas 3 pétalas) ou muitas (é o caso, por exemplo, das rosas híbridas de chá). O conjunto das pétalas de uma flor chama-se corola. (Veja também sépala, estame, pistilo, flor, corola).

PH: Símbolo de conveniência para expressar grau de acidez, numa escala de vai de 0 a 14 e na qual o valor 7 representa a neutralidade (equilíbrio entre ácido e alcalino), valores superiores indicam alcalinidade crescente e valores menores acidez também progressiva. Para se ter uma noção, o vinagre tem pH por volta de 3 e o bicarbonato de sódio pH por volta de 8. Plantas ornamentais geralmente requerem solo com pH entre 6 e 7,5 (cada unidade de pH representa acidez ou alcalinidade 10 vezes superior ao da medida anterior: solo com pH 5 é 10 vezes mais ácido do que o solo com pH 6 e solo com pH 8 é 10 vezes mais alcalino do que solo de pH 7).

Pina: Seção individual, geralmente conhecida como folíolo, de folha ou fronde bastante segmentada. Emprega-se esse termo na descrição de frondes de samambaias. (Veja também fronde, folíolo, pinada).
Pinada: Termo empregado para descrever uma folha composta que é dividida em alguns ou diversos pares de pina (folíolos) organizados de forma oposta. Ex.: palmeiras.

Pistilo: Órgão feminino da flor; compreendendo o estigma, o estilete e o ovário. (Veja também estigma, estilete, ovário, flor)

Poda: Técnica de remover por corte, ramos e outras partes de uma planta a fim de eliminar tecidos mortos ou supérfluos, controlar o tamanho e estimular certas reações favoráveis ao desenvolvimento e à preservação.

Pólen: Pó produzido e contido nas anteras, constituído por diminutos grãos capazes de produzir um tubo que, a partir do estigma em que o pólen adere, percorre todo o estilete e atinge o ovário para nele fecundar um óvulo e dar início à formação de um fruto.

Pseudobulbo: Porção do caule de orquídeas epífitas que assume um aspecto bulboso no desenvolvimento.

Pseudofruto: Estrutura que se desenvolve a partir de flores, mas que a rigor não provém de um ovário. Caju, maçã e marmelo são pseudofrutos porque não provêm de ovários; morango, porque provém de diversos ovários de uma única flor; abacaxi, amora e figo porque provêm de várias partes de diversas flores.

Pubescente: Coberto de pêlos finos, curtos e macios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

raphaelvao@hotmail.com