Uma nova tecnologia para você

Uma nova tecnologia para você
Crie o seu jardim virtual com este progama simples e seguro além de tudo é gratuito e não precisa de net para usá-lo Clique na foto Depois clique em executar e começe a criar seus jardins

domingo, 1 de março de 2009

Manga


A mangueira é uma árvore frutífera cujos frutos são conhecidos como mangas. Estas árvores pertencem ao género Mangifera L., que inclui cerca de 35 espécies de árvores da família Anacardiaceae, nativas do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até às Filipinas, e introduzidas com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. A espécie mais difundida é a Mangifera indica. O nome da fruta vem da palavra malayalam manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).

A árvore

As mangueiras são grandes árvores, podendo atingir entre 35 e 40 metros de altura, com um raio de copa próximo de 10 metros. Suas folhas botânicas são perenes, entre 15 e 35 centímetros de comprimento e entre seis e 16 centímetros de largura.Quando jovens estas folhas são verde-folha. As flores são diminutas, em inflorescências paniculadas nas extremidades dos ramos. São tantas que seu perfume é sentido a boa pertice.
As sementes, quando plantadas em solo fértil e bem irrigado, podem germinar com facilidade e originar novas árvores de crescimento rápido nos primeiros anos. Desta forma a mangueira tem se disseminado pelas formações vegetacionais nativas no Brasil, e apresentam uma ameaça à vegetação nativa quando sua cultura não tem o manejo adequado.

Um comentário:

  1. Pode-se plantar um pé de manga próximos a areas residenciais a uns 10 metros da minha casa?

    Qual serão os riscos de ter essa árvore plantada?

    ResponderExcluir

raphaelvao@hotmail.com